sétima arte

“O Agente Secreto” leva o Brasil à disputa pelo Oscar 2026

Produção disputa três categorias e Wagner Moura faz história ao concorrer a Melhor Ator
Por Redação 22/01/2026 - 10:50
A- A+
Divulgação
‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura
‘O Agente Secreto’, filme com Wagner Moura

O cinema brasileiro voltou a ocupar lugar de destaque no cenário internacional. O filme “O Agente Secreto” foi indicado ao Oscar 2026 e concorre à principal categoria da premiação, Melhor Filme, reforçando o prestígio da produção nacional em Hollywood.

Além da disputa pelo prêmio máximo, o longa também foi indicado a Melhor Filme Internacional e à nova categoria de Melhor Seleção de Elenco, que estreia nesta edição do Oscar, ampliando o reconhecimento ao trabalho artístico e técnico da obra.

Outro momento histórico envolve o ator Wagner Moura, indicado ao prêmio de Melhor Ator. É a primeira vez que um brasileiro concorre nessa categoria, marco inédito para a atuação nacional na maior premiação do cinema mundial. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre em:

  • Melhor direção de elenco
  • Melhor filme internacional
  • Melhor ator para Wagner Moura
  • Melhor filme

Caso “O Agente Secreto” conquiste a estatueta de Filme Internacional, o Brasil poderá repetir o feito do ano anterior. Em 2025, o país venceu a categoria com o longa “Ainda Estou Aqui”, consolidando uma sequência inédita de vitórias.

A votação que definirá os vencedores ocorre entre 26 de fevereiro e 5 de março, com participação dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, formada por profissionais da indústria do cinema de diversos países. A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As indicações reforçam o bom momento do audiovisual brasileiro e aumentam a expectativa do público para a premiação mais importante do cinema mundial.


Encontrou algum erro? Entre em contato